sábado, 19 de julho de 2008

DIGA-ME COM QUEM ANDAS...

Imagino que o candidato a prefeito Maguito Vilela está se lixando para o que eu penso. Aliás, ele tem até o direito de pensar que eu não penso. Ainda assim atrevo-me. Direito é direito. Ele pensa o que quiser do senador José Sarney. Eu também. Essa história de trazer o ex-presidente José Sarney para reforço de sua candidatura pode ser, como diria Vicente Matheus, falecido dirigente do Corinthians, “faca de dois legumes”.

O que liga Sarney a Goiás é a lembrança da asfixia que seu governo promoveu contra o governador Henrique Santillo. Por confiar na promessa do governo federal, Santillo implementou o PPA – aquele projeto que permitiu asfaltar todas as entradas das cidades, ligando-as às rodovias. Santillo fez uso de recursos estaduais confiando na compensação prometida. Ela não veio e aí começou o sufoco financeiro do Estado, já às voltas com a inflação nas nuvens.
No acidente do Césio-137, o governo Sarney agiu com omissão e lentidão, levando a economia de Goiás à bancarrota. A inflação estratosférica deu ao fim do governo Sarney a singular oportunidade de um unânime júbilo nacional.Até os mais ingênuos dos goianos sabem destes fatos. Sarney foi o algoz do governo Santillo, dentre outras razões por te-lo como adversário na disputa do diretório nacional do PMDB. Santillo era da ala Ulysses Guimarães. Sarney era da ala liderada, sabe por quem? O “ínclito” Jader Barbalho. Que dupla!

Não são os políticos os primeiros a reconhecerem que o povo é sábio? E nem convém apostar na memória curta do eleitor. Sarney é figura emblemática: como intelectual tem seu relativo valor. Como sobrevivente da ala bossa-nova da golpista UDN tem seu papel na história justificadamente muito questionado. Há 53 anos milita na política, e um de seus momentos históricos mais controversos foi comandar, no Congresso, a derrota das eleições diretas para a Presidência da República, ciente de que estava, como esteve em inúmeras vezes, na contramão da história.

Li dois bons livros sobre o domínio da oligarquia Sarney no Maranhão, que, aliás, se estendeu para o Amapá, onde se elegeu senador. Dois corajosos jornalistas maranhenses se prestaram a desvendar o mito, o dono do Maranhão e sua abastada família.Como teria sido possível a um homem público dedicado aos interesses de seu Estado e do País 24 horas por dia, todos os dias, conseguir tanto sucesso econômico, se não sobrava tempo para as atividades particulares? Pense bem, Maguito. Cuidado com quem andas. Quanto à sua lisura e honradez, não levantaria nenhuma dúvida.

Andar com fé eu vou...

Há sim um estofo de grandeza quando se é cassado pela vontade popular.Não é o meu caso. É trágico ser cassado por conspiração de fatores sobre os quais você não tem nenhum controle.
Pensei que não tivesse inimigos. Tenho. Pensei que eles não jogassem pragas. Jogam. Pensava que praga não pegaria. Pega. Imaginava que não acreditaria nelas. Já acredito. É por isso que estou há muito sem poder escrever. Um alento: meu eleitorado divide comigo a angústia do interregno.
Uma sucessão de problemas, ora no computador ora no moldem (?) ora na Uol ora na pqp tem reforçado meu complexo de jornalista marginal. É isso mesmo. Estou à margem pela localização geográfica, pelos obstáculos para o ressurgimento do meu pasquim, pela dificuldade de receber o que me devem e me prometeram e pela conspiração da informática que, de repente, não mais que de repente, cassa-me o sagrado direito ao jus sperniandi nesta tela.
Um filho de Deus, finalmente, apareceu aqui. Seu nome é Fábio. Rapaz tímido, mas inteligente ao extremo.Magistral nas três atividades paralelas que exerce. Numa delas, a de Web-disign, raia à genialidade. Conseguiu identificar o problema e promete que voltarei à baila logo logo. Oremos pois.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite Prezado Fleurymar!
Me chamo Rodrigo Vitro (rodrigovitro@msn.com),e, não poderia deixar de comentar sobre o Artigo. Não vi tanta maldade assim em receber o Senador José Sarney, hava vista, sua presença na campanha do Lula foi fundamental.
Por falar "diga-me com quem andas"...Vamos ao Deputado Marlúcio, ele não é boa companhia nem pra ele mesmo, pois, 2 processos em menos de 1 mês é algo desastroso.E, acho que não vão parar por aí, existem inverdades sobre o RODEIO SHOW e que logo virão a tona. Marlúcio é do PTB, partido de Roberto Jefferson, o homem que confessou corrupção para todo Brasil. Do Frank Aguiar, acusado de não pagar pensão e bater na Ex-esposa. Na sua convenção (que por sinal só tinha funcionários comissionados e seus familiares), vi uma pessoa no Palanque que me chamou atenção...RICARDO TÁTICO, aquele mesmo que foi Vice do Ozair José em 2004. Me lembro como se fosse hoje, os panfletos dizendo que o Ozair tinha como Vice um empresário receptor de carga roubada e coisas nesse nível...Poderia citar mais dezenas de exemplo, mas acho que o senhor já entendeu meu ponto de vista como eleitor consciente.
Entretanto gosto do seu Blog,e, sempre estarei o visitando.
Abraço e Sucesso!

Deolinda disse...

Rapaz, acredite e tenha fé no Fábio, essa turma devia ser santificada!
Sem eles não somos nada além de censurados!
Seja bem vindo!

Anônimo disse...

DEPOIS QUE A REVISTA ÉPOCA DIVULGOU PARTE DO CONTEÚDO DAS FITAS GRAVADAS PELA PF, SOBRE A FORMAÇÃO DE QUADRILHA NO ESTADO DE GOIÁS CHEFIADA POR MARCONI PERILLO, com processos tramitando sob Segredo de Justiça ... PROCESSOS: INQ/2714, INQ/ 2481, INQ/473, PET/4181, etc. Todos no Superior Tribunal Federal (STF)... MUITA COISA MUDOU: A CASA CAIU E O POVO ACORDOU!
LÓGICO, UMA HORA A CASA IRIA CAIR!