segunda-feira, 21 de julho de 2008

OLHA O GRAMPO AÍ, GENTE

Bem, pelo que se lê na grande imprensa a Polícia Federal entrou em roda-viva. Um grupo de policiais da PF teria sido espionado por outro grupo da mesma instituição, no curso da operação Satiagraha. Veja só! Se a coisa anda assim lá entre os grandes escalões, imagina nos escalões inferiores. O grampo de telefone, a propósito, está tão banalizado que, pelo menos para efeito de propagarem eficiência, alguns detetives particulares chegam mesmo a dispor de uma tabela de preços para serviços complexos de espionagem, com direito a escuta telefônica fora da lei. Já começo a acreditar na advertência que um amigo me fez há um ano. “Cuidado”, dizia ele, “muitos jornalistas estão grampeados e você pode ser um deles”. Respondi com irônica gargalhada. Que importância tenho para ter telefone “grampeado”.

Sabe-se lá por quê? Meu amigo sabe das coisas. Para reforçar suas suspeitas, narrou fatos e amizades para que ninguém possa subestimar suas fontes. Estou mais precavido. A linha de telefone fixo só serve mesmo para conectar a internet ou marcar encontros. Um homem prevenido vale por dois.

Em tempo: estou ao lado de 90% da população. Entre acreditar na versão do governo e no delegado da PF, Protógenes Queiroz, fico com este, duvidando, como sempre, daquele. É da tradição do governo Lula dispor de um estoque de versões, para um só fato. E quanto mais nebuloso o fato, mais versões chegam à mídia.

SEI O QUE VOCES ESCREVERAM ONTEM

Fiquei um bom tempo privado deste espaço. Ressabiado, estou tateando, cauteloso. Enquanto fiquei à margem consegui, pelo menos acessar a alguns blogs. Sou leitor fiel dos meus amigos blogueiros Wassil Oliveira, Afonso Lopes, Eduardo Horácio. Todos antenados com os acontecimentos e fiéis intérpretes dos fatos. Todos sabem que os fatos têm alma. Ainda bem.

Minha avidez para saber das coisas se estendia ao cotidiano dedicado aos colunistas e articulistas do DM e de O Popular e do Hoje. Estou aprendendo a administrar o tempo e racionalizar as leituras. Existem incontáveis blogs, muitos irresistíveis. Não há como não hierarquizá-los de acordo com nossas necessidades jornalísticas, culturais, e, inclusive, o precioso tempo. Então tá.

Um comentário:

Anônimo disse...

DEPOIS QUE A REVISTA ÉPOCA DIVULGOU PARTE DO CONTEÚDO DAS FITAS GRAVADAS PELA PF, SOBRE A FORMAÇÃO DE QUADRILHA NO ESTADO DE GOIÁS CHEFIADA POR MARCONI PERILLO, com processos tramitando sob Segredo de Justiça ... PROCESSOS: INQ/2714, INQ/ 2481, INQ/473, PET/4181, etc. Todos no Superior Tribunal Federal (STF)... MUITA COISA MUDOU: A CASA CAIU E O POVO ACORDOU!
LÓGICO, UMA HORA A CASA IRIA CAIR!