domingo, 31 de agosto de 2008

DO CAOS NOSSO DE CADA DIA, NOS LIVRAI HOJE


Após uma semana em meio ao burburinho de uma vibrante redação de jornal, o indomável Diário da Manhã, comemorei o domingo de folga à maneira de todo trabalhador. Dou apenas coerência à minha trajetória de quem, aos sete anos, vendia frutas e verduras para aumentar a renda familiar. Bendita infância de quem assimila o valor do trabalho honesto em tão tenra idade.
Bem, conclui: se vou descansar no domingo, nada melhor que pagar a promessa de visitar um amigo de longa data a igual ausência, pelo meu temor de que visita sem agenda prévia sempre atrapalha. Terei para ele a desculpa de que, por falta de tempo, só poderia fazê-lo hoje, domingo.
Saí de casa com o fervor religioso de quem, antes de ir para as ruas engraxar sapatos, aos domingos, tinha que ir à missa. Adaptei o credo da infância provinciana às agrúrias urbanas de hoje. “Do caos nosso de cada dia, nos livrai hoje”. Domingo, poucos carros circulando, a desobstrução da T-63 na ordem do dia, que problema teria eu de sair de um extremo da cidade (lado sul) indo rumo oeste, impregnar-me dos bons conhecimentos de um amigo, caráter sem jaça e intelectual cinco estrelas? Animal raro em paisagem densa de outros bichos.
Quando me vi em pleno início da T-63, sentido leste-oeste, não tive dúvidas: todos os motoristas de Goiânia tiveram a mesma idéia, não sei se embalados pela mesma crença de que domingo poucos gostam de sair de casa.
Melhor é concluir que nunca mais “nunca aos domingos”. Todos os dias são iguais. O caos no trânsito é nosso onipotente atestado de que somos visceralmente urbanos. Talvez esteja na hora de se criar um slogan para a cidade: “Goiânia precisa parar”.
São Paulo que abraçou o bordão “não pode parar”, já parou.

Um comentário:

Anônimo disse...

DEPOIS QUE A REVISTA ÉPOCA DIVULGOU PARTE DO CONTEÚDO DAS FITAS GRAVADAS PELA PF, SOBRE A FORMAÇÃO DE QUADRILHA NO ESTADO DE GOIÁS CHEFIADA POR MARCONI PERILLO, com processos tramitando sob Segredo de Justiça ... PROCESSOS: INQ/2714, INQ/ 2481, INQ/473, PET/4181, etc. Todos no Superior Tribunal Federal (STF)... MUITA COISA MUDOU: A CASA CAIU E O POVO ACORDOU!
LÓGICO, UMA HORA A CASA IRIA CAIR!