sexta-feira, 11 de abril de 2008

SEM RESERVA

Lembrete: Que você é um sedutor, não há dúvida. A questão é outra: chegou a hora de testar seus poderes de dedução. Declare seu imposto de renda, livrando-se da incontida voracidade do governo.

******************
A população do Rio de Janeiro deu provas de que a união faz a força. Tanto se mobilizou e pressionou até que fez o prefeito recuar da sua voragem na cobrança do IPTU. Um dia poderá ser a vez da dispersa população de Aparecida de Goiânia. O IPTU foi às nuvens e a contrapartida esvaiu-se. Ruas intransitáveis, às escuras e com o matagal avançando impiedosamente explicam a revolta silenciosa dos moradores. Quem sabe uma hora a população haverá de acordar!

***********

Não é verdade que o deputado Sandro Mabel acalenta o sonho de governar simultaneamente Goiânia, Aparecida e o Estado. Por enquanto ele apenas se movimenta nos bastidores, tentando alianças com Deus e o diabo para ver o senador Marconi Perillo mandado para as Calendas. Tudo está a indicar que esse objetivo paira acima do resultado de suas articulações. Traduzindo: nem que Mabel coloque milhões de toneladas de bolachas no caminho, poderá impedir o sucesso da candidatura Marconi em 2010.

***************

Um boquirroto que vive à sobra do poder, com bom salário e nenhum índice de produtividade, faz questão de evocar a estreita amizade com um poderoso empresário de comunicação, sempre que se troca de Secretário da Fazenda, e seu cargo de aspone fica a perigo. Vamos ver até quando essa desfaçatez resistirá. Poucos sabem seu nome completo, mas com poucas vogais e menos consoantes escreve-se seu codinome. Sua última boçalidade, alardeada nos corredores da Sefaz foi sentenciar: “chegou a hora de demitir todos os marconistas daqui”. Em tempo: ele ascendeu ao “cargo” nos primeiros dias do tempo novo.

*************

“Se porrada educasse, bandido saía (sic) da cadeia bonzinho”. Essa é mais uma das “tiradas” do presidente- sociólogo Lula, que vê nuanças pedagógicas no constrangimento físico do preso. O que induz a acreditar na banalização – ou seria institucionalização? - da tortura nas cadeias. Se o bandido está detido, sob a proteção do Estado, quem estaria dando-lhe a porrada?

******************
As invasões dos pobres na periferia vêm sendo enfrentadas. Falta agora resolver aquela da rua 115, no setor Sul. Em tempo: o governo Santillo anunciou o plano para remover os invasores, mas filigranas jurídicas impediram a operação. Vamos ver agora que o prefeito Íris Rezende dá concretas provas de que retoca, com intervenções justas e eficientes, seu histórico de administrador, prometendo equanimidade no enfrentamento das graves questões sociais.

*********

A Igreja Católica inscreveu-se na globalização, globalizando pecados capitalistas registrados urbi et orbi. Falha ao não rever os 10 primeiros pecados mortais. Aqueles que a gente decora lá atrás, quando faz a primeira comunhão. Lá está: não cobiçar a mulher do próximo. Para atualizar o pecado o Papa deve corrigir a advertência: não cobiçar o marido da próxima. Ou alguém tem dúvida de que as mulheres também ingressaram na era da globalização?

**********

Cada vez que vejo instalar-se mais uma CPI no Congresso Nacional, nas Assembléias ou Câmaras Municipais, transporto-me para a minha adolescência, quando li a definição: “CPI quer dizer grupo de desocupados escolhidos pelos que não estão dispostos a fazer o desnecessário”. Em tempo: truísmo tão atual não se questiona.

Nenhum comentário: