quinta-feira, 1 de maio de 2008

ADIVINHA QUEM VEM PARA NOS INDIGNAR

Li, reli mas não acredito. O ex-deputado Roberto Jefferson vem dar palestra na OAB sobre CPI? Olha, quero continuar vendo a entidade aureolada desde a gestão do jurista, escritor e intelectual Raymundo Faoro, que chegava o dedo em riste na cara da ditadura, advogando a Democracia. Prefaciava o discurso com valores como ética, transparência, moral ilibada, honradez e outras virtudes que engrandecem uma sociedade, projetando boa imagem da nação. OAB, ABI e CNBB edificaram o tripé de resistência onde a sociedade civil aglutinou forças, depois avançou e triunfou sobre o obscurantismo.

Pensando bem, já me penitencio de ter criticado quem trouxe aqui o Kleber Bambam (BBB) para uma palestra. A iniciativa teria cometido o pecado venial, pelas limitações culturais do moço, mas agora o pecado pode ser de natureza moral. Ou não existe um nome, diferenciado pela biografia, para vir aqui passar experiência e conhecimentos sobre CPI, tendo atrás de si a reputação que possa reafirmar a boa imagem da OAB e então livrá-la de questionamentos de natureza ética? O personagem está muito mais apto a responder CPI, não dissecar seu funcionamento, pois lhe faltaria o espírito de isenção pela proximidade com fatos passíveis de investigação. Tamanho contra-senso leva à perplexidade.

Ou talvez seja esse escriba um obtuso, metido a moralista, por censurar um cidadão que denunciou aquela história de “recursos não contabilizados” só porque a sua cota mensal não fora reajustada conforme o combinado? Se Jefferson ainda não foi condenado pela Justiça, já está estigmatizado pela esmagadora maioria da população por não ter dado bom exemplo na vida pública. Não estou inventando nada. Foi a nação, perplexa, que assistiu a tudo.

Um comentário:

Deolinda disse...

Apoio totalmente seu ponto de vista. É o fim da picada o tipo ser encarado como herói por que denunciou o esquema que ele próprio era beneficiado e só o fez por que estava insatisfeito com a parte que lhe tocava.
Tem dó!Será que o Brasil e Goiás está assim tão ruim de herois?